Ciclo do Pau-brasil
Autoria: Sandra Sinari
Por quase meio século depois do descobrimento, a "árvore de tinturaria" foi o único interesse português no Brasil. A existência do Pau-Brasil despertou de imediato os exploradores e a localização das árvores, bastante acessíveis no litoral, dispensavam perigosas expedições ao interior.
Não demorou muito para a primeira riqueza do país chegar perto da extinção. A exploração aliada à ocupação do litoral colocou em risco a existência do Pau-Brasil.
A madeira tinha mercado certo na Europa onde era muito apreciada como tintura para tecidos. Portugal começou a usar a tintura no século XV mas, desde o século IX, os árabes já comercializavam o chamado "pau de tinta" vindo da Índia.
A extração da madeira brasileira foi arrendada a negociantes de Lisboa. Em 1502, um consórcio privado começou a explorar pau-brasil e escravizar índios. A Coroa recebia percentuais crescentes sobre o total arrendado e os negociantes obrigavam-se a continuar explorando o litoral, construindo e guarnecendo a fortaleza.
A segunda expedição de reconhecimento das novas terras retornou a Portugal em 1503 com uma carga de pau-brasil e escravos índios. A terceira expedição (1503-1504), da qual participou Américo Vespúcio, construiu uma fortaleza no porto hoje conhecido como Cabo Frio(RJ), de onde era feito o chamado resgate (carregamento) da madeira por navios europeus. Mais tarde surgiram pontos de resgate também em Pernambuco e na Baia de Todos os Santos (BA).
As árvores eram cortadas por índios e os exploradores chegaram a carregar 20 mil toras de pau-brasil só da feitoria de Cabo Frio. Esta intensa atividade de exploração não formou núcleos de povoamento mas foi registrada na documentação portuguesa e nas obras de artistas que retrataram os primeiros anos do Brasil.
Em 1832, com a notícia das primeiras descobertas de corantes artificiais, o mercado do pau-brasil para tintura começou a diminuir até 1875 quando D. Pedro II extinguiu o imposto especial cobrado sobre a exportação do pau-brasil que passou a receber a mesma taxação das outras madeiras.
No entanto, uma nova etapa de exploração já estava iniciada. Em 1780, um artesão francês mudou a curvatura dos arcos de violino em busca de uma sonoridade mais limpa e descobriu que a densidade da madeira de pau-brasil dá o timbre perfeito, obsessão e busca de muitos músicos. Hoje as grandes orquestras sinfônicas só utilizam pau-brasil na feitura dos arcos de seus violinos e violoncelos dando preferência ao "pernambucowood" e a madeiras cujas árvores de origem tenham mais de 150 anos de idade.
1. Cite as causas do interesse dos portugueses pelo pau-Brasil:
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2. Observe a gravura do texto acima e responda: Como os europeus exploravam os índios:
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3. Como era utilizado o pau Brasil na Europa?
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4. Quando começou a exploração da madeira brasileira pelos portugueses? O que determinava este acordo?
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5. Que pontos do litoral brasileiros eram escolhido pelos portugueses para o “resgate do pau-brasil”?___________________________________________________________________
6. Somente em 1832 a extração de madeira para tingimento começou a diminuir. O que ocorreu?__________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Qual foi a outra utilização do pau-brasil, além do tingimento de tecidos?
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8. Descubras as palavras em negrito do texto no caça palavras abaixo:
A | D | G | H | J | I | U | Y | T | F | B | H | U | I | O | P | L | F | D | E | R | T | Y | U | T |
P | O | I | U | T | P | A | U | B | R | A | S | I | L | V | B | G | T | Y | U | I | O | P | L | J |
V | S | A | A | G | E | A | A | T | F | B | H | T | F | B | H | S | D | A | A | D | F | T | U | I |
V | R | S | V | H | R | S | V | B | R | A | S | B | R | A | S | E | T | S | V | A | A | I | L | E |
O | S | E | O | Y | N | E | O | B | R | A | S | I | L | E | I | R | A | E | O | S | V | O | G | D |
S | E | D | S | U | A | D | S | G | D | S | C | O | G | D | S | C | O | D | S | E | O | A | A | G |
A | S | F | A | A | M | S | R | H | A | G | O | L | H | A | G | O | L | W | T | D | S | M | E | X |
L | C | R | S | V | B | V | I | O | L | I | N | O | S | X | C | V | G | T | R | Y | U | E | D | S |
I | R | T | E | O | U | I | C | R | I | G | D | S | C | O | P | O | R | T | U | G | U | E | S | A |
T | A | G | D | S | C | O | R | T | T | H | A | G | O | L | E | D | C | F | M | G | G | R | G | G |
O | V | H | A | G | O | L | A | G | O | I | E | X | P | O | R | T | A | Ç | A | O | R | I | A | A |
R | O | Y | V | H | V | O | V | H | R | E | D | S | U | O | N | O | B | G | D | A | G | C | S | V |
A | S | U | O | Y | O | N | O | Y | A | S | F | A | A | P | A | P | O | G | E | E | X | O | E | O |
L | Z | F | S | U | S | C | S | U | L | C | R | S | V | U | M | U | F | B | I | D | S | R | D | S |
A | D | G | H | J | I | E | U | R | O | P | A | O | H | A | B | A | R | H | R | E | D | S | U | A |
A | G | Y | F | S | E | L | S | D | T | Y | U | Y | I | V | U | V | I | U | A | S | F | A | A | M |
V | H | U | G | H | P | O | V | O | A | M | E | N | T | O | C | R | O | I | R | C | R | S | V | B |
O | Y | G | A | D | S | S | S | S | O | P | A | G | A | G | O | L | F | D | E | R | T | Y | U | T |
S | U | D | E | R | T | Y | U | T | T | Y | E | X | E | X | W | A | S | D | R | T | R | A | A | R |
F | S | L | F | D | E | R | T | Y | U | T | D | S | D | S | O | A | D | G | H | J | I | S | V | I |
G | H | S | F | G | G | U | Y | T | F | B | H | U | I | D | O | O | P | O | P | O | P | E | O | P |
A | D | G | H | J | I | A | D | G | H | J | I | R | Y | I | D | T | Y | T | Y | T | Y | D | S | Y |
U | Y | T | F | B | H | U | I | S | F | H | J | I | U | Y | T | F | B | H | U | I | O | P | O | P |
R | U | I | T | R | T | U | Y | T | F | B | H | U | I | S | D | F | T | Y | U | P | T | Y | T | Y |
A | D | G | H | J | I | U | Y | T | F | B | H | U | I | O | P | L | F | D | E | R | T | Y | U | T |
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